terça-feira, 9 de junho de 2009

Colapso de Traquéia

Comumente atendemos cães de pequeno porte, principalmente da raça Yorkshire terrier, apresentado tosses altas e estridentes.
Às vezes essas tosses também são acompanhadas por outros sinais clínicos: intolerância ao exercício físico, dispnéia e até casos de cianose ou síncope.
Como a maioria desses animais estão próximos à senilidade, pensa-se logo em problema cardíaco.
Após concluirmos o exame físico, chegamos à conclusão de tratar-se de colapso de traqueia, um processo degenerativo da traquéia, decorrente a um enfraquecimento nos anéis traqueais, juntamente com a flacidez da membrana dorsal da traquéia.





Sintomatologia

Ocorre principalmente em momentos de estresse, quando comem ou bebem e por exposição a irritantes traqueais (fumaça, pó).

Os principais sinais clínicos são:

- Tosse
- Dispnéia
- Intolerância ao exercício físico
- Cianose
- Síncope

Tratamento

Não existe tratamento curativo, embora haja tratamento clínico medicamentoso ou cirúrgico.
Na nossa rotina dividimos os pacientes em dois grupos, um de fase aguda e outro de fase crônica.

Manejo Médico na Fase Aguda

Geralmente esses animais chegam em emergência respiratória, realizamos o "ABC" da emergência, depois realizamos os seguintes passos:
- Diminuímos o estresse do paciente, utilizando, se necessário, dorgas sedativas;
- Administramos oxigênio
- Administramos corticóides de ação curta e rápida no intuito de reduzir o edema laríngeo e a inflamação traqueal, interrompendo assim o círculo viciose "tosse-inflamação-tosse"
- Após o controle da crise, realizamos exames diagnósticos para determinar o grau da patologia existente e planejar um tratamento a longo prazo.

Manejo Médico na Fase Crônica

O manejo vai depender da intensidade dos sinais clínicos presentes.
- Em casos moderados utilizamos broncodilatadores ou antitussígenos.
- Muitas vezes o emprego de broncodilatadores é questionado, por exercerem sua ação nas vias respiratórias de pequeno calibre e devido aos seus efeitos colaterais. Porém eles podem ser utéis no tratamento do CT,
especiamente naqueles casos onde existe simultaneamente bronquite ou fibrose pulmonar, já que irão reduzir a resistência à passagem do ar através dessas vias
e previnem a elevação da pressão intratorácica durante a expiração.
- Alguns casos necessitam da administração de opióides para supressão da tosse;
- Recomendo a utilização de corticóides no tratamento à curto prazo de insuficiência respiratória aguda, para reduzir o edema laríngeo e a inflamação traqueal.
- A perda de peso é uma medida muito coveniente.

Manejo Cirúrgico

O tratamento cirúrgio tem sua aplicação um pouco controversa, principalmente por dois motivos:
- Na grande maioria dos casos consegue-se o controle clínico-medicamentoso;
- Por não ser curativo, pode ocorrer novas crises ou o aparecimento de efeitos secundários à cirúrgia.

8 comentários:

  1. tenho um bichon frisé ele apresenta sintomas desse tipo fica com muita dificuldade para respirar trava a boca de uma maneira,que fica muito difícil abri-la,tento acalma-lo,mas confesso que todas as vezes acabo chorando por medo que ele morra nas minhas mãos,não tenho cm pagar uma cirurgia infelizmente,então vou fazendo o que posso :( amo demais meu bebe !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana

    Não recomendo cirurgia para colapso de traqueia, pois faço o controle clinico com muita eficiência.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Dr. Magno,
    Tenho um cachorrinho pinscher que peguei na rua já bem velhinho. Depois de muitos exames, detectou-se o colapso de traqueia. A veterinária disse que não há tratamento e passou o Condroivet para ele devido a uma substância que compõe que ajuda na cartilagem.
    Porém o coitadinho tosse muito, demais, o dia inteiro, e eu gostaria de saber se não há algo que possa ajudá-lo nessa tosse.
    Houve uns dias que ele tomou corticoide (esqueci o nome do medicamento agora) e acabou com as tosses, mas eu sei o mal que o corticoide faz e quero que essa seja uma opção só em caso de emergência.
    Não confio mais nas veterinárias que levei ele, já que passei por 3 veterinárias e nenhuma delas suspeitou de colapso mesmo eu sugerindo isso. A sorte foi que o veterinário que fez o raio-x dele suspeitou e analisou a área certa.

    Sei que você não pode me passar medicamentos, só quero mesmo saber da possibilidade, se há ou não como diminuir essa tosse.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá, qual medicamento eu posso dar a minha york de 11 anos sempre foi e é saudável mas, agora ela está com esta doença? Não posso pagar uma consulta no veterinário, por favor me ajude! Quero medicá-la, me ajude!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um pit Bill ele tá com 10 meses e tá com sintomas de colapso de traqueia que medicamento devo dar para curalo.???

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pit Bill ele tá com 10 meses e tá com sintomas de colapso de traqueia que medicamento devo dar para curalo.???

    ResponderExcluir
  7. meu shih tzu com 08 anos tem colapso de traqueia a 4 anos. Toma condroitina+glicosamina diariamente. Omega 3 e probioticos. Não tem crise, exceto traqueite quando pega uma friagem intensa. Ai ministro prednisolona por 1 dia.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde tenho um york ele tem colapso de traqueia ja fiz tratratamentos com remedios reconendados pela veterinária gostaria de saber onde fica a clinica e qual o valor da cirurgia

    ResponderExcluir