segunda-feira, 1 de junho de 2009

Meu Deus, nunca vi tanto carrapato!!!


Um dos principais problemas que afetam nossos cãezinhos é a infestação por ectoparasitos, principalmente carrapatos. Nossa região possui um clima muito favorável ao desenvolvimento destes, sendo difícil o seu controle!
Uma das principais consequências da presença de carrapatos no seu cachorro é a possibilidade da transmissão de hemoparasitoses: Erliquiose, babesiose, anaplasmose. São doenças de alta incidência e prevalência na nossa região, que pode afetar vários órgãos do seu animal, levando inclusive a morte.
A melhor coisa a ser feita é prevenir, e para isso devemos conhecer o mínimo do ciclo de vida dos carrapatos, para que assim possamos entender como controlá-los.

Aproximadamente 5% dos carrapatos são visualizados no corpo do animal, os 95% restantes estão no ambiente, por isso é importante não só o controle no animal, mas também do ambiente em que ele vive!
Existem vários protocolos para o controle de ectoparasitos, mas o que prefiro utilizar é o seguinte:
- Recomendo a aplicação de Front line pour-on ou spray, dependendo do caso;
- Para o ambiente recomendo a detetização com a pulverização com o produto deltek. É importante que sejam retirados animais e crianças do ambientes, além de utilizar luvas e máscara para aplicação do produto. Depois de aproximadamente 10 horas, pode colocar novamente as pessoas e animais no ambiente.
- Recomendo também que se plante neem e citronela, tem tido bons resultados.
- Alguns casos se faz necessário a utilização de coleiras carrapaticidas, recomendo: kiltix, preventic, Scalibur.

Vale lembrar que cada caso é um caso, podendo o protocolo sofrer modificações.

Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário