quarta-feira, 10 de junho de 2009

Degeneração de Valva Mitral





A degeneração mixomatosa ou endocardiose de valva é a cardiopatia mais comum em cães, sendo a valva mitral a mais comumente acometida. Trata-se de uma enfermidade adquirida, mais prevalente na população de caninos idosos, que pode provocar dilatação cardíaca progressiva, evoluindo, em alguns casos, à insuficiência cardíaca congestiva.
Por ser uma doença progressiva e de alterações discretas na estrutura da valva, muitas vezes o seu diagnóstico é realizado tardiamente, quando já está instalada a insuficiência cardíaca congestiva.


Sinais clínicos


- Tosse
- Intolerância ao exercício
- Dispnéia
- Síncopes
- Ascite (barriga d'agua)


Diagnóstico

O diagnóstico geralmente é dado no exame clínico do paciente, dependendo da experiência de cada profissional. Comumente suspeita-se de endocardiose quando o veterinário recebe em seu consultório um animal com histórico de tosse, apresentando sopro regurgitante na ausculta, além de taquicardia.
Para confirmar a suspeita clínica é realizado ecocardiograma com doppler.
Pesquisas recentes nos EUA e Rússia, relatam alterações em alguns biomarcadores.


Tratamento

O tratamento não é curativo, porém a utilização de inibidores da ECA pode retardar o curso da doença.
Dependendo do quadro clínico algumas estratégica terapêuticas devem ser tomadas, como restrição de exercícios, dieta equilibrada, combinação de alguns medicamentos.
O tratamento vai depender da experiência do veterinário que acompanha seu bichinho, sendo fundamental, o constante reavaliamento do quadro clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário