segunda-feira, 1 de junho de 2009

Doutor ganhei um bichinho, o que devo fazer?

Meus parabéns, você acaba de ser presenteado com um dos maiores Dons que deus pode ter dado ao Homem, dar e receber amor!
Aproveite bem cada dia do desenvolvimento do seu bichinho, cada dia você vai aprender com ele, vai ri muito...
Bom no que diz respeito à saúde, primeiramente tenha em mente que por ser filhote, o organismo dele está em formação, esta passando por um processo de adaptação ao ambiente. Um dos principais problemas é adaptação da microbiota (“flora”) intestinal, esses bichinhos na maioria das vezes são retirados da mãe de forma brusca, sem que seja realizado um desmame, ou seja, a retirada progressiva do alimento liquido (leite) para introdução do alimento comercial (sólido). A conseqüência se resume em diarréia!!!
Quando você compra seu bichinho procure saber qual alimento ele esta ingerindo e continue ofertando o mesmo alimento, mesmo que você queira oferta uma ração de melhor qualidade, o indicado é que seja feito aos poucos, para que o organismo dele se adapte.
A partir dos 15 dias de vida começa o esquema de vermifugação, existem vários protocolos, eu adoto uma dose do vermífugo a cada 15 dias num total de quatro aplicações. É fundamental que a dose do vermífugo seja dada de acordo com o peso do animal.
Ao completar 60 dias de vida esta na hora de ser vacinado! A vacinação é importante, pois o filhote começa a perder a imunidade proveniente da mãe, ficando susceptível as temidas viroses! Procure verificar a procedência da vacina, utilize vacinas éticas e que o veterinário a aplique! Eu realizo 1 dose da vacina óctupla a cada 21 dias por 4 doses, sendo necessário o reforço anual. Na última dose realizo a vacina contra raiva.
Existem no mercado outras vacinas que também são importantes, mas deve-se levar em consideração o ambiente e a região que o animal vive!!!
Pronto seu animalzinho, já pode passear e ter contato com o ambiente externo!!!

Divirtam-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário