segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Infecção Urinária em Cães e Gatos

Infecção do Trato Urinário

A infecção urina é cada vez mais frequente na clínica de cães e gatos. A infecção pode predominar em um ou mais locais do aparelho urinário, como no rim (pielonefrite), ureter (uretrite), bexiga (cistite), ou pode ainda restringir-se à urina (bacteriúria). O ponto chave é saber que todo o aparelho urinário está em risco de invasão, tão logo qualquer área esteja infectada.

O trato urinário comunica-se constantemente com o meio externo repleto de bactérias, sendo o trato genital comumente colonizado por algumas colônias bacterianas (microflora). A microflora genitourinária inferior possui uma função protetora, inibindo a aderência de micróbios patogênicos à mucosa.

Algumas vezes ocorre a instalação de microorganismos patogênicos no aparelho urinário, tendo a infecção se instalado por vias:

- Ascendente, ou seja, consequência da migração ascendente das bactérias através do trato genital e uretra até a bexiga, ureteres, um ou ambos o rins. Esta via é a causa mais comum de ITU.

- Hematógena, ou seja, em decorrência de infecções sistêmica, embora este mecanismo não seja amplamente observado em cães e gatos.

Os animais acometidos por ITU podem apresentar ou não sintomas. Os sinais clínicos observados são variáveis, sendo dependentes de diversos fatores. Destacam-se alterações na micção e na coloração da urina.

O diagnóstico é confirmado a partir de ultrassonografia abdominal, exame de urina, urocultura.

O tratamento baseia-se na prevenção, erradicação da causa ou causas subjacentes e na administração de antibióticos (escolhido pela urocultura).

A recorrência dos sinais clínicos e/ ou laboratoriais da infecção do trato urinário, em seguida à interrupção do tratamento , é bastante comum, sendo importante diferenciar entre recidivas, reinfecção ou hiperinfecção.

Para maiores esclarecimentos entre em contato conosco.

7 comentários:

  1. Minha cadela (9 meses) começou a se agachar toda hora pra fazer xixi.Saí bem pouquinho e de cor escura a uruna.Liguei para o meu sogri que é veterina´rio embora não clinique há mais de 30 anos.
    Ele disse que era pra dar Baytril 50mg pra ela.
    Um com, de 12 em12 horas por 10 dias.
    Ela , a cadela ,pesa exatamente 13 kilos.
    EStou fazendo como ele mandou mas como ele não clincia ha muitos anos e já está velhinho queria confirmar.obrigada

    ResponderExcluir
  2. como cometi muitos erros de digitação postarei de novo.segue:

    Minha cadela (9 meses) começou a se agachar toda hora pra fazer xixi.Sai bem pouquinho e de cor escura a urina.Liguei para o meu sogro que é veterinario embora não clinique há mais de 30 anos.
    Ele disse que era pra dar Baytril 50mg pra ela.
    Um comp. de 12 em12 horas por 10 dias.
    Ela , a cadela ,pesa exatamente 13 kilos.
    EStou fazendo como ele mandou mas como ele não clinica ha muitos anos e já está velhinho queria confirmar poi se eu levar em um veterinário meu marido ficaria chateado achando que não acreditei no pai dele.arf.aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Doutor, meu cachorro quando vai fazer xixi, ele fica tempos com a perna levantada, se não baixar, ele fica lá. Isso pode ser infecção urinária? Estou preocupada. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  4. Minha cadela está urinando só no final sai sangue, depois ela fica agachando e cai uns pinguiinhos de sangue e assim ela fica até que passe a vontade, gostaria de saber se isso é sintoma de infecção urinária, porque ela não tem mais útero aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  5. o meu caso é o seguinte,minha cadela tinha 9 meses quando o meu cachorro cruzou com ela escondido...eu fui no veterinário pq nao queria que ela emprenhasse pois iria viajar com ela no mes seguinte ai ele passou umas injeções e u apliquei 3 doses...ela nao emprenhou,porém ela ficava fazendo xixi com o cheiro forte e escuro,depois começou a pingar um pouco de sangue com o xixi,e agora tudo isso passou só que ela ta ficando com febre e falta de apetite além da perda de peso. vou leva-la novamente ao vet,será que é infecção urinaria ? yo morrendo de medo dela nao melhorar

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de ver as respostas dos amigos, pois neste momento tenho certeza que iria me ajudar muito, tenho cachorro com prob. parecido.

    ResponderExcluir