segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hemodiálise em Cães e Gatos

Hemodiálise em Cães e Gatos

Um dos tratamentos que mais causa pavor em pacientes humanos é a hemodiálise, vindo à mente a imagem de dependência das sessões para o resto da vida!

Na medicina, os humanos submetidos a sessões de hemodiálise, são tratados cronicamente, ou seja, eles são submetidos a três sessões semanais no intuito de não acumular “toxinas nitrogenadas” no organismo, evitando assim os sintomas. A realidade da medicina veterinária é um pouco diferente, os cães e gatos só realizam sessões de hemodiálise quando estão descompensados, ou seja, quando começam a apresentar sintomas.

Outro ponto importante é o número de sessões realizadas, o protocolo de três sessões semanais não se aplica em cães e gatos. Geralmente os animais realizam de 1 à 6 sessões, sendo uma média de 3 sessões para sair da crise. Feito isso, é realizado um controle clínico com dietas e algumas medicações.

Mas afinal de contas o que é hemodiálise e como ela é feita?

A hemodiálise é um dos maiores avanços médicos do último século. Consiste numa técnica de substituição renal, ou seja, os rins são os únicos órgãos nobres que podem ter sua funcionalidade feita por uma máquina.

Quando os rins se tornam insuficientes, “toxinas nitrogenadas” começam a se acumular no organismo do animal, fazendo com que ele “passe mal”. Num estado mais avançado ele começa a apresentar sinais clínicos, dito o meio técnico que ele está com Síndrome Urêmica. Os principais sintomas são náuseas, vômitos, fezes escuras, emagrecimento, aumento no consumo de líquido e do volume urinário.

Na medicina veterinária a hemodiálise é aplicada nesses pacientes que estão “passando mal”, sendo o sangue do cão ou do gato é retirado do corpo com auxílio do aparelho, e aos poucos vai sendo “filtrado” por um capilar (o rim artificial) e concomitantemente devolvido ao animal. Esse processo se dá porque toda vez que dois líquidos (sangue e dialisado, neste caso) com concentrações diferentes são separados por uma membrana semipermeável (ou seja, contenha poros), a tendência é que eles se equilibrem, fazendo com que a concentração das substâncias permaneça igual nos dois líquidos.

A hemodiálise é uma realidade na medicina veterinária e quando empregada no momento certo aumenta bastante a sobrevida e qualidade de vida de cães e gatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário